Vivemos em um momento onde a informação possui um alto poder de propagação, alcançando pessoas que muitas vezes nem imaginamos. As redes sociais, por exemplo, desempenham um papel importantíssimo que ajuda a dar aquele empurrãozinho na viralização de conteúdo, seja ele bom ou ruim.
Cada vez menos a publicidade tradicional funciona e cada vez mais os consumidores querem conteúdo em vez de propaganda. Nessa nova era de consumo e comunicação, as marcas que não estiverem preparadas irão desaparecer. Nesse contexto, o marketing de conteúdo, também conhecido como Branded Content, está sendo utilizado com sucesso por diversas empresas que desejam agregar informação relevante a sua identidade e assim, intensificar a experiência do consumidor com a marca. A grande sacada do Branded Content é que as marcas se tornam produtoras e proprietárias do seu conteúdo, não dependendo de terceiros para falar com seus consumidores.
Vale dizer que essa produção pode acontecer de diferentes formas, como vídeos, fotos, cases, infográficos, artigos, e-books, newsletters, Apps, etc. Da mesma forma, a distribuição pode se valer de blogs, websites, e-mails e redes sociais. Tudo vai depender do seu segmento de negócio e como se comporta o público-alvo. Mas lembre-se! Não existe um modelinho padrão, o que funciona muito bem para uma marca, pode não funcionar em outra.
Hoje, não é difícil encontrar marcas que realizam ações de conteúdo, principalmente em redes sociais, mas apenas do ponto de vista tático. Na maioria das vezes essas ações são relegadas a estagiários ou pessoas sem qualquer conhecimento em comunicação ou marketing. O resultado a longo prazo para a marca é desastroso!
Para saber se sua empresa está no caminho certo, reúna sua equipe e responda as seguintes perguntas:
- A alta direção da empresa se envolveu na definição de estratégias de marketing de conteúdo?
- Nossos públicos-alvo ou personas estão definidos com clareza?
- A produção de conteúdo está alinhada com o negócio e posicionamento de marca?
- Temos objetivos e KPIs para avaliar os resultados?
- Usamos de maneira eficaz os dados analytics para traçar ações corretivas e melhorar os resultados?
Se você respondeu NÃO para a maioria da peguntas acima, está na hora de considerar seriamente o desenvolvimento de um plano estratégico de marketing de conteúdo. Com a ajuda de empresas com experiência comprovada em digital, o seu negócio poderá contar com uma estrategia de sucesso em Branded Content.
Ainda está em dúvida, se o marketing de conteúdo é o melhor caminho para a sua empresa? Separamos para você, 4 razões essenciais para adotar o Branded Content como estratégia para melhorar o desempenho dos negócios. Confira:
1. BRANDED CONTENT GERA RECALL ATÉ CINCO VEZES MAIOR
Em uma pesquisa recente produzida por IPG Media Lab e Syracuse University para a Forbes revela que o conteúdo de marca é lembrado com mais facilidade na comparação com publicidade comum, 43% das pessoas se disseram favoráveis aos anunciantes quando impactadas por branded content, em contrapartida a 36% da amostra que mencionou publicidade digital de modo geral.
2. BRANDED CONTENT CAPTA INSTANTANEAMENTE A ATENÇÃO DO CONSUMIDOR
Graças ao caráter informativo e a abordagem indireta proposta pela estratégia, o consumidor fica surpreso ao ver a abordagem de assuntos que muitas vezes não esperava ter relação com a marca. Essa forma de ‘fisgar’ o público garante que ele se lembre sempre da marca quando surgir uma oportunidade de consumir o produto/serviço. Essa mesma pesquisa mostra que 43% lembraram-se espontaneamente de campanhas de conteúdo de marca, sendo que ninguém citou anunciantes específicos na mídia digital.
3. VIRALIZAÇÃO DO CONTEÚDO
O Branded Content, quando adotado como uma ferramenta impactante, possui um alto potencial de viralização e é graças a esse fator que as redes sociais atuam como aliadas das marcas para colocar em prática essa estratégia.
4. MARKETING “BOCA A BOCA”
Além de posicionar a marca no mercado, o branded content funciona também como um marketing “boca a boca”, ou seja, quando o conteúdo aborda um tema relevante na sociedade, os consumidores passam a conversar entre si sobre o assunto que consequentemente poderá atrair novos consumidores para a marca de forma despretensiosa, tornando-a sempre viva na memória de todos. Dessa forma, a marca vai ganhando cada vez mais espaço e atingindo novos públicos de forma sutil.
Quer saber mais sobre como o branded content pode ajudar na melhoria do seu negocio? clique aqui e preencha o formulário
- Escrito por: Jackson Brustolin
- Publicado em: 30 de Novembro, 2017
- Tags: content, social media