Assumimos a conta de marketing de conteúdo da GEL Engenharia em junho de 2021 com o objetivo de posicionar a empresa entre os grandes players do segmento de construção pesada.
Naquela ocasião, a GEL estava em pleno processo de transformação da sua gestão em virtude do forte crescimento em seu volume de negócios. Nos últimos anos, a GEL vem se destacando por participar de importantes obras de infraestrutura no Brasil e no exterior, portanto, precisava adotar uma comunicação mais arrojada que fosse capaz de refletir o novo momento vivido pela marca.
Nesse sentido implementamos um diagnóstico em profundidade para identificar gaps e insights para a construção de uma estratégia sólida de marketing de conteúdo e publicidade digital. Todas as estratégias foram consolidadas em um Plano de Branded Content com enfoque de médio e longo prazo. Durante o processo de planejamento estratégico foram analisados os objetivos estratégicos da GEL, diferenciais mercadológicos, cultura corporativa, buyer personas, metas quantitativas e qualitativas (seguidores, engajamento, interação com usuários), workflow de interação/aprovação de publicações, estratégia de storytelling e tom de voz, criação de manuais de melhores práticas em social media.
Em apenas 3 meses sob a nossa gestão conseguimos uma evolução significativa tanto em métricas quantitativas quanto nas qualitativas. No canal LinkedIn obtivemos um incremento de 50% na base de seguidores, um engagement rate (taxa de interação dos usuários com as publicações) de 8,81% e um incremento surpreendente de 331% no número de compartilhamentos, o que contribui para ampliar o alcance da marca junto a seus públicos de interesse.
Da mesma forma, as mesmas métricas no Instagram também foram substanciais. Crescemos 51% na base de seguidores e alcançamos um engagement rate de 11,8%.
Nas métricas qualitativas conseguimos implementar uma produção de conteúdo baseada numa narrativa de marca consistente. Geramos melhorias no conceito gráfico das postagens e no tom de voz (textos mais informais e envolventes). Introduzimos vídeos animation para a vendagem de diferenciais da marca e adotamos uma estratégia agressiva de produção de stories. Além disso, investimos na gestão pró-ativa de interações com os usuários e num processo qualitativo e orgânico de angariação de seguidores. Tudo isso contribuiu para fortalecer o relacionamento da marca com seus stakeholders.
Também implementamos Manuais de Melhores Práticas com o objetivo de apoiar o time de gestores da construtora. Criamos um Guideline fotográfico e de vídeo para orientar estúdios de fotografia e produtoras de vídeo na captação mais assertiva de imagens em obras e escritórios da construtora, de modo a construir um banco de imagens autoral de elevada qualidade. Para orientar a nossa equipe e o departamento de marketing da GEL na condução diária das interações com os usuários desenvolvemos um Manual de Gestão de Interações que definiu parâmetros para guiar a moderação das postagens em diferentes situações (menções positivas e negativas de marca). Outro guia realizado foi o Manual de Engajamento de Colaboradores que definiu as diretrizes de como os funcionários da GEL devem proceder ao postar conteúdos nas redes sociais visando torná-los embaixadores da marca GEL em suas redes sociais pessoais.
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